As mulheres têm a oportunidade de entender e tratar as causas dos seus sintomas.
A NaProTECHNOLOGY é uma nova abordagem científica que possibilita a identificação e tratamento das causas das alterações do ciclo menstrual:
É um verdadeiro sistema de planeamento familiar! Como sistema de planeamento familiar pode usar-se para alcançar ou espaçar uma gravidez.
O Sistema FertilityCare permite um verdadeiro planeamento familiar, compatível com a saúde da mulher e do homem, partilhado diariamente por ambos, assente numa decisão diária em casal.
A mulher efectua as observações diárias para se construir o gráfico e o marido é responsável pelo registo no gráfico.
Pode ser usado para planear ou evitar gravidezes, através da selecção dos dias férteis ou inférteis, de acordo com a intenção do casal.
Pode ser usado por qualquer mulher em idade fértil: ciclos regulares, ciclos irregulares, amamentação, pré-menopausa e pós-pílula.
Este Sistema tem uma eficácia em evitar uma gravidez de 99.5% com uso perfeito e 96.8% com o uso típico*.
*Hilgers TW and Stanford JB: The Use-Effectiveness to Avoid Pregnancy of the Creighton Model NaProEducation Technology: A Meta-Analysis of Prospective Trials. J Repro Med 43:495-502, June 1998.
O aborto espontâneo ocorre em 15 % das gestações antes das 20 semanas. A incidência aumenta proporcionalmente ao número de abortos espontâneos anteriores e com a idade da mulher.
Segundo a nossa abordagem, nenhum aborto espontâneo é considerado normal. Por isso, o casal é submetido a um processo de diagnóstico e tratamento das causas identificadas.
Com o Sistema FertilityCare, é ainda possível detectar o risco de aborto espontâneo antes que o primeiro ocorra, em alguns casos, e actuar para diminuir esse risco.
Infertilidade significa ter dificuldade em engravidar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, implica um ano de relações sexuais frequentes sem contraceção sem atingir uma gravidez. É importante distinguir do conceito de esterilidade, que é a incapacidade de engravidar naturalmente.
Para o FertilityCare, a infertilidade não é uma doença em si, mas consequência de distúrbios da saúde do casal que impossibilitam a conceção natural ou gravidez de termo. Para ajudar os casais nesta situação, recorremos à abordagem da Medicina Reprodutiva Restaurativa, cujo objetivo é diagnosticar e tratar as causas.
O diagnóstico é realizado através de meios complementares convencionais (análises, ecografias, exsudado vaginal, etc.), mas guiado pelo gráfico FertilityCare, um registo do ciclo menstrual que permite a identificação de diversos biomarcadores. Muito mais do que um calendário menstrual, é uma monitorização da saúde geral (metabolismo hormonal, marcadores de endometriose, de inflamação, de infeção, entre outros), que possibilita a personalização do processo diagnóstico e terapêutico. Este gráfico é preenchido pelo casal e aprendido em consultas de Enfermagem, a par com o acompanhamento médico.
O tratamento foca-se na ovulação e na melhoria da saúde de ambos os membros do casal. Queremos promover estilos de vida saudáveis e repor os níveis hormonais e vitamínicos, entre outros. De facto, a ovulação e a qualidade do sémen podem ser um indicador do nosso estado de saúde geral. No FertilityCare, a nossa expectativa é que o casal consiga engravidar naturalmente após se restaurar o funcionamento normal do organismo. Mas não podemos prometer uma gravidez, apenas que tudo faremos para melhorar a vossa saúde.
A nossa equipa médica é formada em Tecnologia Produtiva Natural (NaProTECHNOLOGY), e em endocrinologia da reprodução pelo RHRI, com constantes atualizações e participação regular em congressos e reuniões médicas internacionais.
Como funciona o acompanhamento?
O casal é acompanhado por uma Instrutora, em consultas individualizadas, para aprender a monitorizar o ciclo e preencher o gráfico FertilityCare.
Em paralelo, o casal é acompanhado pela Médica para diagnóstico e tratamento. Não conseguimos prever o número de consultas médicas, mas o mínimo é 2.
Aconselhamos a ter seguro de saúde, uma vez que pedimos vários exames e análises, que podem ser muito dispendiosos sem seguro.
Como começar?
O primeiro contacto com o FertilityCare é através de uma Consulta de triagem que podem marcar aqui.
Mulheres com ciclos regulares, irregulares, curtos, longos, mulheres solteiras ou casadas e até celibatárias. As únicas condições são estar na idade fértil e saber reconhecer os sinais do corpo, para o qual será necessário uma aprendizagem com um instrutor oficial. Sim, os métodos são mesmo aplicáveis a TODAS AS MULHERES E CASAIS.
Qualquer método de auto-observação requer formação com uma instrutora oficial, após a qual o casal ou a mulher solteira ficam independentes na monitorização do seu ciclo, através de observações e registo dos vários indicadores do seu ciclo menstrual.
No caso do FertilityCare, aconselha-se uma frequência mínima de 8 consultas, calendarizadas ao longo de um ano, e depois uma consulta de seguimento de 6/6 meses ou anual.
O Sistema FertilityCare é científico e fiável, com diversos estudos que comprovam uma eficácia de 96,8% para espaçar uma gravidez, através da identificação precisa dos dias férteis e inférteis.
O mito da falibilidade dos métodos de Planeamento Familiar Natural está relacionado com dois factores:
A entrada na NaProTechnology acontece através do Sistema FertilityCare, ou seja, primeiro o casal deve aprender a registar o seu ciclo menstrual. Após o registo de 2-3 ciclos, o Instrutor FertilityCare referencia o casal a um Médico com formação em NaProTechnology.
O plano de tratamento pressupõe três fases:
1) identificar a causa da infertilidade (2-5 meses);
2) corrigir o problema (1-6 meses);
3) contar “bons ciclos” (1-18 meses).
Os casais que, mesmo assim não consigam engravidar, têm testemunhado que saem do programa mais saudáveis e mais unidos.
Para fazer o gráfico, é preciso parar qualquer contraceptivo hormonal, cujo principal mecanismo é tentar suprimir a ovulação. Um dos objectivos do FertilityCare é a saúde integral da mulher e acreditamos que a ovulação é sinal de saúde, necessária para o equilíbrio de todo o organismo.
Uma das nossas principais mensagens é que não é normal sofrer-se com o ciclo. Dores menstruais fortes podem ser um sintoma de alguma doença ainda não diagnosticada. Através da abordagem da Medicina Restaurativa, os nossos médicos procuram a causa do sintoma, através de um diagnóstico exaustivo, para encontrar a melhor solução para corrigir o problema na raiz e melhorar a sua saúde e a sua qualidade de vida.
O objectivo dos nossos médicos é procurar a causa da infertilidade ou do risco de aborto espontâneo e corrigir, para que uma gravidez natural possa ocorrer. Temos vários sucessos de nascimentos em casais que já tinham realizado FIV sem êxito.
O FertilityCare é para todas as mulheres em idade fértil e as únicas condições são ter papel higiénico e motivação para fazer o programa. De resto, qualquer que seja o seu ciclo ou até em ausência de menstruação, pode fazer o Sistema. Se está sem menstruação, diríamos que precisa de começar urgentemente para vermos o que se passa!